PREPARAÇÃO PARA EXAMES

Aqui você consegue eliminar as suas dúvidas

 

As mais procuradas:

Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Sim, é necessário evitar qualquer esforço físico para que não haja possíveis interferências na dosagem de glicose nestes exames. O paciente deve ficar aguardando em uma sala para este fim até o término do procedimento.
Em exames de sangue não há problema de coletar no período menstrual, entretanto, alguns exames os resultados dependem do período menstrual sendo necessário informar a data da última menstruação. Nos exames de urina a menstruação pode causar alteração e atrapalhar na execução do exame. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.
Em alguns casos podem interferir. Há uma grande variedade de contrastes, sendo eles administrados de diferentes formas (oral, venosa, arterial, etc.). O ideal para evitar interferências é que a coleta seja feita antes da administração dos contrastes.
Não, pois a ingestão de café pode causar algumas interferências em alguns exames. Deve-se evitar o consumo, seja puro, com açúcar ou adoçante.
Um tempo superior a 16 horas pode fazer com que alguns exames tenham seus resultados alterados. O laboratório preza pela padronização nos seus processos para melhor interpretação médica, no entanto, o jejum pode ser seguido a critério médico.
Não, é possível beber água para a hidratação normal diária, isso não significa que o jejum foi quebrado. A água em excesso pode interferir em exames de urina. No caso do chimarrão, o ideal é evitar, pois a erva contém carboidratos que possivelmente vão interferir no resultado do exame.
Não é recomendado, em casos de testes como agregação plaquetária e curva glicêmica pode haver uma alteração significativa. O ideal é não fumar no dia da coleta de sangue.
É possível, mas existem algumas exceções como cortisol basal, ferro, ACTH e TSH, pois podem variar durante o dia. Dependendo da requisição médica, a coleta pode ser solicitada em horários variados.
Sim, em níveis variáveis dependendo da quantidade consumida. Os exames que mais sofrem interferência são Triglicerídeos, Colesterol, e Gama GT. O ideal é, antes da coleta, ficar pelo menos três dias sem ingerir nenhuma bebida alcoólica.

Fique mais perto

Newsletter

 
WHATSAPP