PERGUNTAS FREQUENTES

Aqui você consegue eliminar as suas dúvidas

 

As mais procuradas:

Não é recomendado, em casos de testes como agregação plaquetária e curva glicêmica pode haver uma alteração significativa. O ideal é não fumar no dia da coleta de sangue.
Não, é possível beber água para a hidratação normal diária, isso não significa que o jejum foi quebrado. A água em excesso pode interferir em exames de urina. No caso do chimarrão, o ideal é evitar, pois a erva contém carboidratos que possivelmente vão interferir no resultado do exame.
Um tempo superior a 16 horas pode fazer com que alguns exames tenham seus resultados alterados. O laboratório preza pela padronização nos seus processos para melhor interpretação médica, no entanto, o jejum pode ser seguido a critério médico.
Não, pois a ingestão de café pode causar algumas interferências em alguns exames. Deve-se evitar o consumo, seja puro, com açúcar ou adoçante.
Em alguns casos podem interferir. Há uma grande variedade de contrastes, sendo eles administrados de diferentes formas (oral, venosa, arterial, etc.). O ideal para evitar interferências é que a coleta seja feita antes da administração dos contrastes.
Em exames de sangue não há problema de coletar no período menstrual, entretanto, alguns exames os resultados dependem do período menstrual sendo necessário informar a data da última menstruação. Nos exames de urina a menstruação pode causar alteração e atrapalhar na execução do exame. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina.
Nem sempre os parasitas liberam seus ovos, cistos ou larvas. Esses microrganismos possuem um ciclo de reprodução, sendo que a liberação da sua prole não é sistemática, sendo dependente de um ciclo de forma intermitente, por isso geralmente é solicitado três amostras.
Este hematoma ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia por várias causas: veias finas, delicadas ou com pressão interna maior do que o esperado ,uso de medicação anticoagulante,pouca compressão feita no local da punção,ou esforço físico logo após a coleta.
Sim, é necessário evitar qualquer esforço físico para que não haja possíveis interferências na dosagem de glicose nestes exames. O paciente deve ficar aguardando em uma sala para este fim até o término do procedimento.

Fique mais perto

Newsletter